Eficiência no uso de recursos
Redução de resíduos
Iniciativas para Reduzir o Desperdício em Unidades Operacionais
A Canon está empenhada em reduzir a quantidade de resíduos gerados. Os esforços incluem o aumento da reciclagem por meio da separação e coleta seletiva e a minimização da geração inicial de resíduos. Em particular, buscamos identificar os fatores que mais impactam a geração de resíduos nas unidades de produção de cada divisão e processo produtivo. A Canon Prachinburi (Tailândia) está envolvida na reciclagem de resíduos plásticos gerados durante a produção, enquanto a Canon Dalian Business Machines trabalha na filtragem e reciclagem de fluidos de usinagem. Além disso, a Fukushima Canon e a fábrica de Toride implementaram um sistema automático de coleta e agregação de dados sobre resíduos no momento do descarte, facilitando a alocação de resíduos por local de trabalho e promovendo atividades eficientes de redução.
O total de resíduos gerados em 2024 foi de 93.942 toneladas, um aumento de 9,6% em comparação com 2023.
Total de resíduos gerados
* Exclui o descarte de produtos coletados após o uso.
* O escopo da agregação inclui principalmente empresas que obtiveram a certificação consolidada ISO 14001.
Iniciativas relacionadas à reciclagem interna de resíduos e recuperação de recursos externos
A Canon trabalha ativamente para reduzir a quantidade de resíduos gerados em suas operações e para reutilizar ou reciclar resíduos sempre que possível, descartando adequadamente qualquer resíduo que não possa ser reutilizado ou reciclado, de acordo com a legislação vigente. Nossas diversas unidades operacionais empregam uma série de programas de reciclagem interna, incluindo o reprocessamento de resíduos plásticos provenientes da moldagem por injeção para a fabricação de bancos de madeira artificial ou a reciclagem para outros itens. Mesmo no caso de resíduos que precisam ser enviados para fora da empresa, terceirizamos a reciclagem de cada recurso para garantir que não sejam destinados a aterros sanitários*. Em vez disso, contratamos empresas que reprocessam os resíduos transformando-os em materiais. Em 2024, as empresas contratadas processaram 92.229 toneladas de resíduos da Canon, transformando-os novamente em materiais.
* Exceto alguns resíduos gerais gerados pelas atividades comerciais que são descartados sob a supervisão do governo.
Iniciativas para o Uso Eficiente de Recursos: Utilização de Pellets de Toner Reciclado
Em um projeto conjunto com a empresa de serviços de pavimentação Basic Construction Company, a Canon Virginia Inc. desenvolveu um novo material asfáltico contendo uma mistura de pellets de toner reciclado, produzidos a partir do toner residual de cartuchos usados. O polímero, principal componente dos pellets de toner reciclado, melhora a resistência do novo material, o que pode reduzir o uso de ligantes asfálticos, cujo preço disparou. O novo material asfáltico foi utilizado em vias públicas no estado da Virgínia, nos EUA, proporcionando tanto o uso eficiente de recursos quanto economia de custos.
Pellets de toner reciclado usados como aditivo para asfalto.
Ações para reduzir o uso de plásticos descartáveis
Estamos trabalhando para encontrar alternativas para os plásticos de uso único em nossas embalagens de produtos.
Iniciativas para materiais de embalagem sem plástico
Nosso objetivo é eliminar os plásticos descartáveis à base de petróleo* nos materiais de embalagem dos produtos recém-lançados do grupo de imagem até 2030. Começando com a PowerShot V10, lançada em 2023, eliminamos o uso de embalagens plásticas em 24 modelos, incluindo a EOS R5 Mark II, a RF35mm F1.4 L VCM e acessórios relacionados. (produtos anunciados no ano fiscal de 2024)
* Isso se refere a plásticos derivados de petróleo e exclui as matérias-primas usadas para etiquetas, revestimentos e adesivos.
A EOS R5 Mark II adotou tecido não tecido de origem vegetal e sacolas de papel, reduzindo o uso de plástico na embalagem.
A PowerShot V10, por exemplo, utiliza tecidos não tecidos de origem vegetal e materiais de papel para as sacolas usadas na embalagem da câmera e seus acessórios. A escolha desses materiais reduz o uso de plásticos descartáveis e minimiza o impacto ambiental.
Exemplo de materiais de embalagem para a câmera PowerShot V10 Vlog.
Graças a esses esforços, a PowerShot V10 recebeu o Prêmio de Embalagem de Equipamentos Elétricos no Concurso de Embalagens do Japão de 2023, organizado pelo Instituto Japonês de Embalagens, em reconhecimento às suas notáveis contribuições para a racionalização e o aprimoramento da embalagem de equipamentos elétricos.
O Instituto Japonês de Embalagens organiza anualmente o Concurso Japonês de Embalagens para incentivar o desenvolvimento e a ampla utilização de embalagens e tecnologias de embalagem excepcionais no Japão.
Exemplo de materiais de embalagem para a câmera PowerShot V10 Vlog
Para a embalagem da lente RF-S10-18mm F4.5-6.3 IS STM, estamos nos esforçando para utilizar tecidos não tecidos de origem vegetal e materiais de papel pela primeira vez em nossos produtos de lentes.
Exemplo de materiais de embalagem para a lente “RF-S10-18mm F4.5-6.3 IS STM”
Entre os produtos da Canon lançados em 2024, 15 impressoras a jato de tinta utilizam moldes de celulose. Nossa multifuncional de escritório imageFORCE C7165* e a série de impressoras a jato de tinta de grande formato imagePROGRAF utilizam papelão ondulado. Além disso, o papelão ondulado é usado nas embalagens de alguns cartuchos de toner a laser.
* Não aplicável à Ásia (exceto Taiwan)
1 - Impressoras a jato de tinta | Moldes de polpa de papel
2 - Impressoras jato de tinta de grande formato | Papelão ondulado
3 - Cartuchos de laser | Papelão ondulado
O problema com o papelão ondulado é o seu peso maior, já que geralmente é necessário mais material para alcançar a mesma funcionalidade que o poliestireno expandido. Para reduzir o volume das embalagens, mantendo a funcionalidade, estamos adotando designs de embalagens baseados no uso de papelão ondulado pré-fabricado, o que reduz o peso e ajuda a diminuir as emissões de CO2 no processo de transporte.
Embalagem de papelão ondulado montada
A CANON ELECTRONICS deixou de utilizar espuma de poliestireno e passou a usar papel compostável e reciclável como material de embalagem para seus scanners de documentos R10, P-215II e DR-M140II.
1 - Exemplo de materiais de embalagem para o scanner de documentos R10.
2 - Exemplo de materiais de embalagem para o documento DR-M140II
A empresa também substituiu o uso de plástico por papel compostável e reciclável nos materiais de proteção dos rolos dos seus scanners de documentos. Além disso, deixou de usar sacos individuais de polietileno para embalar os cabos de alimentação dos seus scanners de documentos fornecidos por fornecedores e passou a utilizar sacos de plástico biodegradável para embalar os seus adaptadores CA.
Exemplo de materiais de embalagem para rolos
(DR-C230, C240, M160II, M260, S130, S150, R40, RS40, R50, SF400)
Exemplo de materiais de embalagem para cabos de alimentação e adaptadores CA
(DR-C230, C240, M160II, M1060II, M140II, M260, S130, S150, R30, R40, RS40, R50, SF400)
Além disso, a Canon é membro da Clean Ocean Material Alliance (CLOMA), uma aliança público-privada que busca soluções para o problema da poluição marinha por plásticos por meio da aceleração da inovação e da colaboração entre uma ampla gama de partes interessadas em diversos setores da indústria. Em coordenação com a CLOMA, estamos trabalhando em diversas iniciativas, incluindo a redução do uso de plásticos e o desenvolvimento de produtos, tecnologias e sistemas que facilitem a reciclagem.