A Canon do Brasil orienta sobre alguns contatos fraudulentos que estão ocorrendo com alguns Youtubers e influenciadores em geral. Trata-se de um e-mail falso com pedido de parceria por parte da Canon solicitando que o destinatário produza vídeos com câmeras Canon que seriam emprestadas pela empresa. Depois, os fraudadores mandariam um link para que o influenciador clicasse e escolhesse as câmeras. Por meio do link, a pessoa teria seu equipamento ou conta invadidas.
A Canon tem verificado que este incidente vem aumentando e nem sempre os golpistas usam a marca Canon, mas também de concorrentes. Por isso, a Canon informa que contatos para parcerias com a multinacional virão apenas de e-mails oficiais que terminem com @grupobbi.com.br, que é a agência de PR da Canon, ou @cusa.canon.com, referente ao marketing e comunicação.
Para ajudar, seguem os canais oficiais da Canon:
Site: www.canon.com.br
Loja Canon: https://www.loja.canon.com.br/
Contato agência de PR: https://www.canon.com.br/a-canon/assessoria-de-imprensa
Instagram: @canonbr
Facebook: https://www.facebook.com/canonbr/
Além disso, existem alguns sinais que qualquer pessoa pode se atentar para saber se existe fraude ou não:
Saber se é legítimo
•Verificar se o site é protegido olhando para a barra de endereço (URL) para ver se há um “s” na URL - “https://” no início – ou se tem um símbolo de cadeado no Barra de endereço
•A presença de detalhes de contato ou detalhes oficiais do distribuidor (seguir o @ oficial)
•A presença de uma política de privacidade – como uma solicitação para aceitar cookies com detalhes de como seus dados são usados
Sinais que sugerem que são fraudulentos
•A ausência de qualquer um dos itens acima
•Má ortografia e gramática (incluindo no nome de domínio)
•Links quebrados (ou nenhum link adicional) para outras páginas do site
Se você receber um e-mail desse tipo e ainda não tiver certeza, a Canon orienta para que seja enviado um e-mail para a assessoria de imprensa oficial da empresa no andrea.stael@grupobbi.com.br para verificar a autenticidade da correspondência.