14/01/2021

Hospitais imprimem crachá com imagem de profissionais da saúde que atuam contra a Covid-19

Notícias
Voltar
O Hospital Espanhol, Centro de Tratamento Covid-19, foi uma das unidades que receberam uma impressora da Canon para a produção de crachás especiais, em tamanho 15 X 20 cm, para uso dos colaboradores da linha de frente da assistência. A iniciativa busca levar um atendimento mais humanizado aos pacientes que muitas vezes não podem ver quem está realizando o atendimento, já que os profissionais da saúde utilizam equipamentos de proteção que cobrem todo o corpo. 

Quando um paciente é diagnosticado com Covid-19 e chega ao hospital, ele não pode mais receber visitas nem ter contato com outras pessoas. Até médicos, enfermeiros e toda a equipe de saúde devem manter distância, interagindo apenas através de camadas de proteção, os equipamentos de proteção individual com máscaras, óculos, luvas, toucas e diversos protocolos de segurança. A única coisa que o paciente consegue ver, em alguns casos, são os olhos do profissional. Logo, não é possível mostrar nenhuma expressão, sorriso ou sentimento durante o atendimento. 

Foi então que a Canon, baseada em uma ideia que um médico dos EUA teve, criou o projeto “#CompartilheUmSorriso”, que consiste na doação pela Canon do Brasil de impressoras, câmeras e blocos de papel fotográfico para fazer a iniciativa acontecer também no Brasil. 

“A Canon quis fazer algo pelas pessoas que passam por momentos delicados em decorrência da covid-19. Levar um pouco de humanização, de amor, por meio da imagem. Ficamos felizes em ver nosso projeto se espalhando em vários hospitais pelo Brasil”, afirma Grace Kelly, Head de Comunicação e Marketing Corporativo da Canon do Brasil. 

“Sugerimos que os profissionais escolhessem a foto que gostaria de ter impressa e presa ao seu corpo para sua identificação, junto ao paciente. Desta forma, demos a chance de cada um poder definir a imagem com a qual seria reconhecido pelo paciente” – explicou a médica Thayse Barreto, Diretora Geral do Hospital Espanhol.

De fato, o sorriso está presente em diversos tratamentos por ter um poder enorme sobre o corpo e a mente. Vários projetos internacionais que trabalham em hospitais usam o humor e o sorriso para ajudar no tratamento de crianças e adultos. “Neste momento é ainda mais importante já que os pacientes vivem sob a incerteza do futuro. Além disto, a internação hospitalar no caso do Covid-19 é assustadora, pois o paciente chega em um ambiente desconhecido, lutando contra um vírus que ainda deixa muitas dúvidas, sem amigos ou familiares para confortá-lo. Deixar o tratamento o mais humanizado possível, mesmo que um detalhe como uma foto impressa em um uniforme, traz paz ao paciente e pode contribuir sim na luta dele contra a doença”, afirma a psicóloga Rosângela Casseano.

“Nós sempre defendemos o poder que a imagem tem. E diante da foto presa ao avental, nós entendemos que o poder da imagem é imensurável e capaz, sim, de ajudar no combate à pandemia”, finaliza Grace. 
 
jd7ZN238P7hfg7EFP57mXjZx https://dashboard.nama.ai false CanonBot Olá, eu sou Canonbot, o assistente virtual da Canon do Brasil. Se quiser conversar comigo mande um “Oi”. https://www.canon.com.br/img/layout/logo-chat.png 30