18/10/2021

CANON SERVICE NEWSLETTER BRASIL - EDIÇÃO 7

Notícias
Voltar

 


Estamos lançando a Sétima Edição da Canon Service Newsletter Brasil e com ela um novo assunto; que está diretamente relacionado com o lançamento de novos produtos e de novas tecnologias, onde os fabricantes precisam acompanhar esta evolução, atendendo as necessidades e aos padrões que o mercado de Broadcast e Cinema exigem. Portanto, o assunto que abordaremos nesta edição é a importância das atualizações das diferentes versões de Firmware nas lentes Canon de Broadcast e Cinema. Porém por ser tratar de um assunto extremamente complexo e vasto, algumas informações e alguns conceitos sobre atualização de Firmware será comentado nesta nova edição de forma breve e resumida. Ainda explicando um pouco da edição anterior,  apresentamos de maneira resumida uma parte de nosso trabalho em grandes eventos. A importância do Suporte Técnico e os tipos de manutenções que realizamos em “Campo” nestes eventos.


Comentamos sobre os problemas mais recorrentes, como a falta de conexão entre o Sala de Operação e o Controle nos Estadios através dos comandos nas mesas de controle. Explicamos sobre a organização da equipe e a Prestação de Serviço de maneira gratuita aos nossos Clientes durante esses Eventos.



Também apresentamos, um resumo do passo a passo de como é realizado a manutenção e os cuidados necessários nas lentes quando as mesmas estão expostas fora da Área Técnica. Explicamos sobre a Estrutura da Canon dentro do MPC (Main Press Center) e o empréstimo de equipamentos, conforme as necessidades de cada um de nossos Clientes entre outros assuntos.



Nesta 7ª edição da Canon Service Newsletter do Brasil iremos tratar à respeito da Importância das Atualizações de Firmwares nas lentes de Broadcast e de Cinema e abordar um assunto também diretamente relacionado à Manutenção das Lentes.



Sendo assim, sejam todos Bem Vindos à nova Canon Service Newsletter do Brasil edição 7.


 











ATUALIZAÇÃO DE FIRMWARE NAS LENTES DE BROADCAST & CINEMA

A maior parte dos equipamentos eletrônicos possui em seus Softwares de funcionamento, as diferentes versões de Firmwares, um complemento do funcionamento do software presente na programação eletrônica de cada equipamento e esses Firmwares recebem atualizações periódicas para as correções necessárias e melhorias que estão diretamente relacionadas com à utilização, desempenho e a performance do equipamento.



Como dito anteriormente, Firmwares são partes de softwares presentes nas programações de funcionamento de um determinado equipamento. Em diversos equipamentos, as versões de Firmwares são fatores extremamente importantes para o funcionamento de um produto eletrônico, caso o mesmo possua.



Alguns equipamentos possuem a possibilidade de atualização destas versões de Firmwares e outros equipamentos irão possuir apenas uma única versão, sem atualização; pois dependendo do produto e de suas funcionalidades, o Firmware de fabricação já preenche todas as necessidades de funcionalidade de um determinado produto. Em outros casos, alguns equipamentos eletrônicos ao qual seja possível as atualizações de Firmwares, as mesmas são realizadas até um determinado número de Firmware ou quantidade de vezes.



Dessa forma, equipamentos como Celular, Câmeras fotográficas, Smartwatch e tantos outros acabam recebendo essas possibilidades de atualizações.


Não diferente, as Lentes de Broadcast e Cinema, também recebem suas atualizações. Algumas lentes mais modernas, mesmo com pouco tempo após o seu lançamento, já possui versões de atualizações e muitas vezes nessas atualizações não significa que o equipamento foi fabricado com alguma ausência de recurso, mas que em modo geral segue a tendência de novos lançamentos de produtos, sendo esses produtos até de outras marcas. Os fabricantes acompanham à evolução da tecnologia, criando novas funcionalidades ou melhorando as funcionalidades já existentes em seus equipamentos, o que permitirá aos seus clientes, o melhor uso destes equipamentos.




Já houve casos de algumas lentes de Broadcast da Canon em que a atualização de Firmware foi necessária, devido ao equipamento em uso, no caso a lente, apresentar novas funções que somente foram reconhecidas pela câmera após a realização da atualização do Firmware, portanto, essa correção foi essencial para melhorias na obtenção de imagem e uso deste conjunto.



Riscos também são avaliados, sejam riscos nos Elementos Opticos, ou ainda, no “Corpo” da lente. Todas essas avaliações são feitas de maneira a coletar informações para que a lente do nosso Cliente retorne em uma condição de ajuste melhor e/ou perfeita.



Muitas versões de Firmwares em diversas lentes de Clientes continuam com as versões antigas de fabricação e por ventura, estas lentes nunca foram atualizadas. As lentes possuem melhorias decorrentes das atualizações periódicas de Firmwares. Dessa forma, um determinado cliente que nunca usufruiu dos novos recursos, devido as atualizações destes Firmwares que envolvem melhorias, podem coincidir com as melhorias das versões de firmware nas câmeras de outras marcas.



Algumas funções que realizam correções ópticas não envolvem diretamente correções de partes ópticas. Ao se falar das lentes de Broadcast e de Cinema; essas correções são feitas eletronicamente através de funções que as câmeras possuem, mas para tanto, torna-se necessária que as partes eletrônicas, tanto da câmera, assim como, das lentes; se comuniquem perfeitamente e corretamente e isso somente será possível através da Atualização das Versões de Firmwares que os fabricantes de câmeras e de lentes realizam periodicamente, por este motivo, é muito importante verificar se os firmwares estão recebendo as suas devidas atualizações, pois através dessas atualizalizações é que saberemos se todas as funcionalidades dos equipamentos estão funcionando e/ou sendo utilizadas corretamente, para que se possa fazer o melhor uso de cada equipamento.



Recentemente nós da Canon estamos discutindo a possibilidade de visitas a alguns Clientes para a verificação de determinados Firmwares e suas respectivas atualizações.



Até pouco tempo, fizemos uma Visita Técnica em dois Clientes de maneira gratuíta com o proposito de fazer um Clean & Check de suas Lentes e verificar as possíveis versões de Firmwares e constatamos que muitas lentes além de estar a praticamente mais de 3 a 4 mil horas de uso, ainda apresentava a sua primeira versão de Firmware.

Ainda sobre equipamentos de outros fabricantes, mesmo alguns desses equipamentos estarem sendo usandos como suporte para a capitação da transferência de imagem da lente como uma Câmera Filmadora, a câmera já possuia versão de Firmware a frente da versão de Firmware presente na Lente.






Então foi feita a Atualização e algumas funções eletronicas tanto da Lente quando da Câmera, passaram a se comunicar em melhor estabilidade e aproveitamento de suas funções. 



Bom, com isso acredito que voce nosso Cliente tenha desenvolvido um nível de cuidado e atenção, referente ao que diz respeito a Importancia das Atualizações de Firmwares nas Lentes de Broadcast e Cinema e também em outros Equipamentos.



Sendo assim, em caso de dúvidas sobre este assunto entre em contato conosco no e-mail: canonservicebr@cusa.canon.com e nos enviei sua dúvida.

 

Muito Obrigado!




CANON DO BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA.
Departamento de Serviços Canon
Avenida do Café, 277 - 60 Andar - Torre B - São Paulo - SP.
Vila Guarani - CEP: 04311-000
E-mail: canonservicebr@cusa.canon.com

jd7ZN238P7hfg7EFP57mXjZx https://dashboard.nama.ai false CanonBot Olá, eu sou Canonbot, o assistente virtual da Canon do Brasil. Se quiser conversar comigo mande um “Oi”. https://www.canon.com.br/img/layout/logo-chat.png 30