10/08/2021

CANON SERVICE NEWSLETTER BRASIL - EDIÇÃO 6

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SUPORTE TÉCNICO EM BROADCAST & CINEMA NOS GRANDES EVENTO

Estamos lançando a Sexta Edição da Canon Service Newsletter Brasil, trazendo a você nosso Cliente, algumas informações e alguns assuntos interessantes naquilo que diz respeito à Lentes de Broadcast & Cinema nos eventos como o ultimo acontecido em Tóquio e também em outros eventos já ocorridos no passado.

Na edição anterior, apresentamos os temas principais no que diz respeito as questões de Resoluções, Flares e Ajustes Óptico das lentes Canon, bem como, características e os cuidados necessários para uma boa manutênção nas lentes de Cinema e de Broadcast; comentamos sobre os problemas mais recorrentes, como: “Unevên”. E também apresentamos, um resumo do passo a passo dos ajustes necessários nas lentes, onde os mesmos são realizados, utilizando-se de um Sistema de Projeção, sempre trazendo a Manutênção da Lente ao mais próximo possível da sua originilidade de fábrica.

Abordarmos um assunto que esta diretamente associado à Manutenção das Lentes de Broadcast e de Cinema, desde o início do Processo de Manutenção até a Etapa Final que envolve a realização dos Ajustes Ópticos.

Nesta 6ª edição da Canon Service Newsletter do Brasil e iremos abordar um assunto também diretamente relacionado à Manuntênção das Lentes de Broadcast e de Cinema; o Suporte Técnico realizado nos Grandes Eventos que já ocorreram principalmente na América do Sul.

Sendo assim!                                                                                                                       

Sejam Todos bem vindos a nova Canon Service Newsletter do Brasil edição 6.

 

 

     

Clecio Roberto

Técnico Especialista de Produto

Departamento de Serviços na Canon do Brasil.

 

SUPORTE TÉCNICO EM BROADCAST & CINEMA NOS EVENTOS INTERNACIONAIS

A Canon possui uma tradição na antiga na Prestação do Serviço/Suporte Técnico em Grandes Eventos ao qual teve inicio em 2011. Neste evento de 2021 em Tóquio não foi diferente, poís o princípal Objetivo sempre foi manter nossos clientes satisfeitos com nosso Serviço de Suporte e também estarmos presentes onde muitos não imaginam a nossa presença.

Um desafio que vai além da Manuntenção e do cuidado com os Equipamentos Canon, mas que aproxima a relação de nossos Clientes com a marca.

Neste evento que acaba se termina agora e em tantos outros já ocorridos, a presença da Canon trouxe e continua a trazer o Suporte Técnico Exclusivo aos que estão ligados à nossa marca desfrutando por vezes na maioria dos casos de serviços realizados gratuitamente, porém não apenas em Broadcast & Cinema, mas em outras áreas também, sendo aqui dado uma ênfase ao Broadcast & Cinema.

Muitos clientes que realizam a cobertura desses grandes eventos, sabem da nossa presença nestes torneios e da possibilidade de Suporte Técnico oferecido e disponível à todos os clientes que utilizam equipamentos Canon, no entanto, alguns ainda desconhecem esse Serviço.

No entanto, embora muitos Clientes ainda não saibam como socilitar nossa presença ou Visita Técnica, nossa presença e nosso suporte nesses eventos faz muita diferênça, pois como todo e qualquer tipo de evento; problemas podem ocorrer e às vezes impossibilitar a utilização dos equipamentos. Portanto quanto mais preparados todos estiverem, maior será a chance de determinados eventos ocorrerem bem e isso exige uma preparação e atênção de todos, afim de se obter os melhores resultados em uma Cobertura.

Não diferente, acontece diversos casos presentes e torneios, em que alguns Clientes relatam ausência de equipamentos e/ou até mesmo defeitos em equipamentos próprios por meio de algum dano causado no transporte ou na montagem. Equipamentos que podem em uma simples queda serem prejudicados ou acidentalmente operados de maneira errada em decorrência destes imprevistos que acontecem, ainda mais, em grandes eventos.

Em outros casos, alguns clientes relatam que equipamentos que foram montados externamente e por uma questão de facilidade permaneceram num ambiente externo em razão do seu posicionamento (Exemplo: Arquibancadas) passaram por imprevistos em decorrência do clima mesmo que devidamente protegidos os equipamentos tiveram a Captação de Imagem Óptica alterada, em razão da alta umidade do ar e outros fatores; o que provoca a condensação dos Elementos Ópticos Internos nas lentes.

 

 

Muitos “Operadores” nestes eventos não sabem como remover marcas de gotículas emo um Elemento Óptico Frontal de uma lente, embora a princípio pareça ser simples e fácil, não é! Então aqueles que conhecem o nosso suporte, nos comunicam no próprio espaço do evento para solucionar este tipo de “problema”. E em razão disso também temos outros serviços como empréstimo de equipamentos, onde muitos clientes pudem nos procurar solicitando uma ou mais lentes de nosso “Backup” (um serviço oferecido pela Canon aos nossos clientes em Grandes Eventos) para o uso durante o evento.

A maneira como nos organizamos para prestarmos esse suporte envolve a formação do Time de Técnicos de Broadcast & Cinema de diversas nacionalidades, onde trabalhamos sempre em duplas.

Em todos esses eventos, o início do suporte se dá por meio da organização de duplas (duas pessoas) que se deslocam até o IBC (International Broadcast Compound), onde os clientes estão localizados com as suas respectivas equipes e as suas Unidades Móveis, durante esta atividade são realizados os primeiros contatos, uma primeira abordagem e uma auto-apresentação das duplas para o primeiro contato com os clientes, desta forma, os clientes já conhecem as duplas e tomam conhecimento sobre os técnicos responsáveis por suporte, onde estes clientes deverão procurar caso alguma lente ou Equipamento Canon apresente algum tipo de mal funcionalidade ou defeito, facilitando a comunicação e o contato durante o evento. Portanto, quando o cliente nos contata sobre determinado problema, vamos até o local e fazemos uma prévia análise do problema, se possível encontramos a solução no próprio local onde o equipamento está posicionado.

As irregularidades nos equipamentos na maior parte dos casos são solucionados rapidamente, mas em casos que não seja possível, os equipamentos são direcionados para um Centro de Serviço montado pela própria Canon e localizado dentro do MPC (MAIN PRESS CENTER – local interno dentro do evento).

Na maior parte dos casos não precisamos direcionar estes equipamentos à uma Assistência Técnica da Canon localizada na cidade onde o evento é realizado, pois dentro do próprio “espaço”, existe o MPC para a Execução de um serviço técnico, provisório para esse suporte, onde os reparos são executados no mesmo dia. 

Caso o reparo seja a longo prazo, alguns equipamentos de Backup são emprestados, de acordo com o tipo de problema e sua complexidade, enquanto os reparos nos equipamentos dos nossos clientes são realizados, o que normalmente estes equipamentos emprestados aos nossos clientes nestes eventos, são os últimos lançamentos da Linha de Produtos Canon. Desta forma, os nossos clientes podem ter a experiência em relação ao Suporte e Manutenção do equipamento e também serem introduzídos à uma nova experiência com a testagem e a utilização do equipamento Canon pré-lançado, chamado Touch and Try.

 

 

 

ORGANIZAÇÃO

A principal característica é a união do Time Canon de Suporte Técnico em Broadcast & Cinema, onde os técnicos convidados são direcionados a esses eventos com acessos às áreas distintas de acordo com as credênciais obtidas, desta forma e desta forma então o suporte é feito.

Normalmente nesses grandes eventos Internacionais, sabemos que as nacionalidades são diversas, e consequentemente as emissoras de TV que participam da cobertura do evento também. Na maioria das vezes, as emissoras seguem o a trajetória e a localização do seus atletas de origem, claro que isso não é uma regra, mas é uma tendência percebida e observada em diversos eventos ocorridos anteriormente, sendo assim, o acontecimento em um jogo de Futebol, ou um evento que envolva um esportista da mesma nacionalidade, obviamente e consequentemente a emissora de TV regional tende a acompanhar o atleta e aquele evento especificamente do qual será de mesma nacionalidade que o esportista.

Imaginemos, por exemplo, uma partida de Futebol que envolva duas Nacionalidades diferentes.

Obviamente, a cobertura principal será executada por diversas emissoras, mas a predominância será dada pela emissora responsável pela transmissão do evento contratada pelo Organizador do Evento.

Então, neste caso, como atender estes clientes da melhor maneira possível e com as facilidades do Idioma?

Como dito anteriormente, nosso Time de Suporte que muitas vezes se resume em duplas, que podem ser separadas ou não. Normalmente para um evento como um jogo entre as diferentes Seleções de futebol, como a do Brasil e Estados Unidos, haverá nesta dupla, um técnico do Suporte da Canon do Brasil e/ou um técnico da Canon dos Estados Unidos, na intenção de que todos os envolvidos possam estabelecer a correta comunicação para a cobertura de suporte Técnico.

Outro exemplo, seria uma partida de futebol entre a seleção da Alemanha e do Japão, onde nesta situação, um técnico do time de suporte que tenha o conhecimento do idioma Alemão e um outro que fale o idioma Japonês, além do idioma em Inglês, possam dar suporte. Ou seja, alguém de nossos representantes de Suporte Técnico irá falar em Alemão e outro em Japonês, se a situação for semelhante como descrito acima.

Em todos os casos, nosso Time de Suporte Canon de Broadcast & Cinema, praticamente todos tem conhecimento do idimo inglês além de seu idioma de origem, e também, existem alguns que falam mais de dois idiomas, facilitando a comunicação e o suporte; fatores estes, imprecindíveis no atendimento aos nossos clientes.

Por isso é extremamente importante o nosso compromisso em mostrar aos nossos clientes a nossa dedicação, o nosso suporte; a satisfação em oferecer e realizar o nosso melhor com a excelência do padrão Canon, aproximando e atingindo a fidelidade que nós temos com nossos consumidores e com aqueles que usam nossa marca, pois a idéia principal é oferecer e prestar o nosso suporte nesses eventos a todo e qualquer tipo de cliente, aumentando a satisfação em relação aos serviços prestados, estabelecendo as relações de amizade profissional e de negócios com nossos consumidores e usuários.

E essa dedicação é tanta que muitas vezes ja foram executados Suportes Técnicos como descritos acima, trazendo aos clientes a satisfação dos equipamentos com a nossa marca; como muitos já relataram a satisfação e descreveram o quanto foi importante o suporte prestado em um determinado equipamento que não seria utilizado, mas através do suporte prestado, resgatamos a possibilidade de uso deste equipamento e o mesmo foi utilizado na cobertura de determinado evento.

 

O SUPORTE

O suporte muitas vezes consiste em realizar a manutênção no próprio local onde o equipamento está localizado e posicionado para aquela finalidade. Podemos exemplificar o uso de uma lente de Broadcast sendo utilizada para a captação de imagem de determinado evento esportivo e que apresentou algum defeito antes, durante ou até posterior ao período de utilização do evento. Dependendo do problema, é possível encontrar a solução e prestar todo o suporte necessário, resolvendo e encontrando a melhor solução no próprio local, pois existem equipamentos que são muito dificeis de serem removidos e direcionados ao MPC.

O que se faz obrigatoriamente é uma verificação das posições das Lentes Canon no local onde ocorrerá o evento, por exemplo, um Estádio de Futebol.

É muito importante saber as posições e os modelos das lentes utilizadas, pois assim, tendo esse mapeamento torna-se mais fácil identificar o equipamento e se direcionar precisamente ao seu local.

Na maioria dos casos, após esse mapeamento realizado, os técnicos se direcionam as lentes, onde é realizada uma verificação do equipamento como um todo antes da sua utilização (avaliar se a lente apresenta algum tipo de problema ou não, isso é o que chamamos de Avaliação Prévia, sendo este o Primeiro Estágio do Serviço, após a permissão do comando responsável). Logo após, realizamos o Clean & Check das lentes, onde as sujeiras externas são removidas e/ou a Óptica suja é devidamente limpa além da conferir os comandos Eletrônicos.

Como descrito anteriormente, muitas vezes gotículas de água se prendem nessas lentes, podendo se fixar nos Elementos Frontais, provenientes da umidade, do local ou das condições climáticas do ambiente ao qual são expostas, prejudicando a Captação de Imagem do evento a ser transmitido. Dessa forma, o Clean & Check é realizado, deixando os Elementos Frontais das Lentes totalmente limpos, muito antes do início do evento.

Em casos em que se perceba algum funcionamento incorreto e precise ser retirado a lente, contatamos o responsável e pedimos autorização para retirar a lente para a Manutenção Prévia (caso seja necessário), e logo após a manuntênção a lente é recolocada ao local em funcionamento como estava antes de ser retirada.

Obviamente ao retirar o equipamento dependendo do tempo de reparo no suporte, “emprestamos” uma de nossas lentes novas de Backup, para substituir a lente retirada enquanto a mesma encontra-se em manutenção e após o reparo é desfeita a troca (como descrito anteriormente), colocando a lente do Cliente em funcionamento na mesma posição e na mesma configuração.

O importante da troca é oferecer não apenas o suporte, mas a possibilidade de nosso Cliente utilizar a lente “emprestada”, para que o mesmo possa usufruir do modelo igual ou superior em relação ao seu equipamento, conhecendo mais a qualidade do equipamento Canon.

Em outros casos mais complexos, existem situações em que algumas lentes precisaram ser enviadas à Assistência Técnica mais próxima, dependendo da cidade, sendo essas assistências autorizadas e homologadas à própria Canon, como aconteceu algumas vezes nos eventos Olimpicos de 2016 no Rio de Janeiro e outras vezes, na Copa do Mundo em 2014 na cidade de São Paulo, ou até mesmo, na cobertura desses jogos em Porto Alegre com a Autorizada Canon PSD Photo.

 

Para cada um desses eventos, como ocorre na maioria das vezes, a própria assistência ou o técnico responsável, são fundamentais e importante ter sua presença dentro do próprio local (exemplo: Estádio de Futebol), mesmo que provisoriamente até a duração do evento, pois a lente do cliente poderá ser reparada e devolvida para a sua utilização e então o cliente poderá cobrir o evento com a qualidade de um equipamento em perfeito funcionamento.

De maneira semelhante e como dito em todo o contexto anterior, neste ultimo evento de 2021 na cidade de Tóquio, também não foi diferente. O evento conta contou com um imenso MPC como visto anteriormente (página 3), do qual diversos equipamentos foram emprestado enquanto os equipamentos dos clientes foram feitos Clean & Check.

Espero que todo o conteúdo tenha esclarecido muitas coisas e até auxilie você nosso Cliente e que o faça entender de maneira mais clara que sempre estaremos a disposição para diversos serviços e dúvidas que precise esclarecer, como estivemos auxiliando e prestando suporte nos jogos ocorridos em Tóquio ao qual se encerrou neste inicio do mês e em tantos outros eventos mundiais ocorridos.

Em caso de dúvidas sobre esse assunto entre em contato com o e-mail: canonservicebr@cusa.canon.com

Muito Obrigado!

 

 

 

Canon do Brasil indÚstria e comÉrcio LTDA.

Departamento de Serviços Canon.

Avenida do Café, 277 – 60 Andar - Torre B - São Paulo – SP.

Vila Guarani - CEP: 04311-000

E-mail: canonservicebr@cusa.canon.com

 

jd7ZN238P7hfg7EFP57mXjZx https://dashboard.nama.ai false CanonBot Olá, eu sou Canonbot, o assistente virtual da Canon do Brasil. Se quiser conversar comigo mande um “Oi”. https://www.canon.com.br/img/layout/logo-chat.png 30