Possivelmente você já fotografou alguém em um ambiente com pouca luz e a foto não saiu exatamente como imaginava. Para se fazer bons retratos noturnos tem alguns detalhes que devem ser observados.

Possivelmente você já fotografou alguém em um ambiente com pouca luz e a foto não saiu exatamente como imaginava. Para se fazer bons retratos noturnos tem alguns detalhes que devem ser observados. O item mais importante nesse caso é o flash. Seja um speedlite ou o embutido na câmera, ele servirá pra destacar a pessoa retratada do cenário. Também é interessante fazer essa foto com uma lente clara, como por exemplo a EF 50mm f/1.8 Ela pode te poupar de aumentar muito o ISO e acabar granulando demais a imagem. Ao fazer um retrato noturno no modo automático da câmera o mais comum de acontecer é o fundo ficar sub-exposto, já que o fotômetro da câmera vai medir a exposição no centro da imagem e, ao disparar o flash, você terá uma diferença muito grande de luminosidade entre a pessoa e o fundo. Uma dica que pode facilitar muito é passar o dial da sua câmera para o modo manual e configurar ISO, obturador e diafragma de forma que se tenha uma exposição de -1 stop. Ou seja: um ponto à esquerda do centro no indicador do fotômetro. Isso tornará o cenário sub-exposto, mas o manterá visível. Agora basta ativar o flash e fazer a foto. O pré-flash calculará automaticamente a potência da luz emitida para complementar esse ponto sub-exposto, de forma a deixar a pessoa fotografada em destaque e o cenário em segundo plano. Para congelar o fundo da sua imagem use a velocidade do obturador até 1/60 ou um tripé e fique livre para trabalhar com velocidades mais lentas e assim abaixar o ISO ou fechar o diafragma. Como o flash irá congelar o assunto em primeiro plano na sua foto, você também pode trabalhar com velocidades mais lentas fotografando com a câmera na mão, isso trará um efeito de borrão que pode ser usado de formas muito criativas.