Qual lente escolher para clicar retratos incríveis? Esta dica do Canon College pode ajudá-lo a compreender melhor o que torna as lentes 50mm e 85mm ótimas para os seus retratos!

Muita gente se pergunta qual lente deve escolher para conseguir retratos incríveis. Esta dica do Canon College ajudará você a entender o que faz da 50mm e da 85mm tão boas para esse tipo de foto.

Distância focal

As lentes chamadas normais têm distância focal entre 40mm e 100mm e têm uma distorção perspectiva muito próxima à do olho humano. Ao ver uma foto de rosto tirada com uma 50mm, por exemplo, o olhar fica confortável, pois está acostumado com uma distorção parecida.

Quanto maior a distância focal, menor a distorção e mais achatados ficam os planos da foto. A lógica é a mesma para os nossos olhos: quanto mais longe dois objetos subsequentes estão do nosso olhar, mais difícil será perceber a distância entre eles. Esse efeito é chamado de compressão de planos.

Canon EOS 6D - EF 85mm f/1.8
Canon EOS 6D - EF 50mm f/1.8

A distância mínima para o foco dessas lentes também foi planejada para ajudar nos retratos. A 50mm é capaz de focar a 45 cm de distância e a 85mm focaliza a partir de 85 cm. Essas características permitem que a foto seja feita com o fotógrafo a uma distância confortável do modelo. Nem tão longe que dificulte a comunicação e nem tão perto que deixe o modelo sob pressão.

Se a sua câmera tiver um sensor APS-C, ela terá um fator de corte de 1.6. Ou seja, a 50mm funcionará como uma 80mm, ideal para retratos à meia distância, e a 85mm funcionará como uma 128mm, caso você queira fotografar mais de longe.

Profundidade de campo

Sabe aquele fundo desfocado que todos os fotógrafos tanto buscam? Essas lentes são especialistas nisso. Com a abertura de diafragma de até f/1.8, a profundidade de campo é tão curta que é preciso tomar cuidado para que os olhos do modelo não saiam de foco.

Canon EOS 6D - EF 85mm f/1.8
Canon EOS 6D - EF 50mm 1.8

Quanto maior a distância focal, menor a profundidade de campo, ou seja: a lente 85mm irá deixar o fundo mais desfocado que a 50mm. É importante lembrar que as lentes zoom, mesmo quando usadas 50mm ou 85mm, não atingem o mesmo nível de desfoque devido à sua construção ser mais concentrada na distância focal variável.

Modelos disponíveis de 50mm e 85mm

EF 50mm f/1.8 STM – É o modelo mais simples e com um preço razoável para iniciantes, mas é a paixão de muitos fotógrafos de retrato, já que tem grande abertura de diafragma e pouca distorção. A tecnologia STM permite o foco automático durante a gravação de vídeos. 

EF 50mm f/1.4 USM – Com abertura maior ainda, essa lente tem dois elementos de alta refração que aumentam a nitidez da área em foco e tornam o efeito bokeh do desfoque mais suave. O motor de foco ultrassônico traz velocidade e silêncio na hora de focalizar.

EF 50mm f/1.2L USM Top de linha da Canon, essa lente tem o diafragma totalmente circular, que cria lindas áreas em desfoque. Com uma construção robusta, característica de toda a série L, essa é a escolha dos profissionais de alto nível.

EF 85mm f/1.8 USM Com motor de foco ultrassônico e focagem mínima a 85 cm de distância, a 85mm f/1.8 é uma ótima opção para retratos com fundo desfocado. Uma grande vantagem é seu foco rápido, já que os elementos frontais são fixos.

EF 85mm f/1.2L II USM Honrando a característica da série L de ter uma construção robusta, essa lente possui os padrões mais elevados de óptica da Canon. O diafragma totalmente redondo faz com que os desfoques sejam de alto nível.

 
jd7ZN238P7hfg7EFP57mXjZx https://dashboard.nama.ai false CanonBot Olá, eu sou Canonbot, o assistente virtual da Canon do Brasil. Aqui você poderá solicitar serviço de assistência técnica, consultar sobre produtos e tirar algumas dúvidas sobre a nossa loja virtual oficial! Como posso ajudar? Rastrear Pedido Assistência Técnica CPS Canon College Filmadoras Lentes Câmeras Flash Loja Virtual Impressora https://www.canon.com.br/img/layout/logo-chat.png 30