O que são sensores APS-C e Full Frame? Se você nunca ouviu esses termos, está na hora de ler nossa dica e entender um pouco mais sobre como sua câmera EOS captura imagens. Venha aprender com o Canon College

O sensor da câmera é um chip fotossensível que capta a luz vinda através da lente, a partir disso, gera uma imagem digital. Entre as câmeras DSLR da Canon, há atualmente dois tamanhos de sensor: APS-C e Full Frame.

 O sensor Full Frame, mostrado acima na câmera do lado esquerdo, tem um tamanho de 36 x 24 mm. Já o sensor APS-C, mostrado na câmera da direita, tem 22 x 15 mm. Essa variação de dimensão entre os modelos proporciona algumas diferenças na captação da imagem, que, dependendo do tipo de fotografia, podem tornar um ou outro sensor mais interessante. 

 

 

Vantagens do sensor APS-C

O tamanho reduzido desse sensor provoca uma diminuição no ângulo de visão. Esse sensor, conhecido como cropado, registra uma parte menor da imagem que é gerada pela lente. O fator de corte de 1.6x faz com que uma lente 50mm, por exemplo, seja equivalente a uma 80mm (50 x 1,6 = 80).

A principal vantagem no fator de corte é que ao fazer fotos à longa distância, como animais na natureza, a capacidade da sua teleobjetiva será maior.

  

 

Vantagens do sensor Full Frame

O sensor Full Frame tem o mesmo tamanho do filme analógico, o que permite captar mais luz através de um número ISO mais alto. Esse ganho em sensibilidade pode ajudar muito em situações de baixa luminosidade, como fotos noturnas.

O tamanho da imagem gerada pelo Full Frame também será maior. As dimensões desse sensor captam mais megapixels e possibilitam ampliações maiores da foto, o que o torna interessante para quem deseja se profissionalizar.

Aproveitando ao máximo a imagem gerada pela lente, esse sensor não tem fator de corte: ou seja, uma lente 50mm funcionará como tal.

 

 

Lentes compatíveis

As lentes EF geram uma imagem grande o suficiente para preencher todo o sensor Full Frame. Elas também são compatíveis com câmeras APS-C, que aproveitam só a área central da projeção dessas lentes, o que causa o fator de corte.

As lentes EF-S projetam uma imagem menor, que preenche apenas o sensor APS-C, tornando-as incompatíveis com câmeras Full Frame.

 
jd7ZN238P7hfg7EFP57mXjZx https://dashboard.nama.ai false CanonBot Olá, eu sou Canonbot, o assistente virtual da Canon do Brasil. Aqui você poderá solicitar serviço de assistência técnica, consultar sobre produtos e tirar algumas dúvidas sobre a nossa loja virtual oficial! Como posso ajudar? Rastrear Pedido Assistência Técnica CPS Canon College Filmadoras Lentes Câmeras Flash Loja Virtual Impressora https://www.canon.com.br/img/layout/logo-chat.png 30