A chegada da primavera sempre deslumbra o olhar e nos instiga a fotografar. Mas muitas vezes a beleza da flora nos leva a fazer um clique só pelo instinto de registrar. Veja aqui três dicas de como captar a estação das flores de um jeito diferente!

A chegada da primavera sempre deslumbra o olhar e nos instiga a fotografar. Mas muitas vezes a beleza da flora nos leva a fazer um clique só pelo instinto de registrar. Veja aqui três dicas de como captar a estação das flores de um jeito diferente!

Componha a imagem: posicione as flores em primeiro plano e o cenário ao fundo. Ao ver uma linda flor, nosso instinto é de simplesmente fotografá-la. Mas sempre é possível criar uma ambientação melhor na foto mostrando a paisagem ao fundo, seja ela urbana ou de natureza. Para deixar o fundo desfocado e destacar bem a flor, ponha no modo de prioridade de diafragma no dial da sua câmera selecionando AV e use grandes aberturas, como f/2.8.

 

Flores no sol

Outra opção é priorizar mais o fundo e deixar uma flor em primeiro plano desfocada. Você irá mostrar o cenário e ainda manter o clima de primavera na sua foto.

Flores e Prédios

Flores no caminho

Fotografe no começo e no final do dia: nesses horários, o sol está menos intenso e mais baixo, iluminando tudo lateralmente e criando sombras suaves, que valorizam as formas e texturas.

Flores Por do Sol

Posicionando o objeto fotografado entre você e a incidência da luz do sol, cria-se um contorno luminoso. Logo cedo essa luz é mais branca e no final da tarde ela será bem quente, puxada para o laranja.

Flor dente de leão
 

Mude seu ângulo: ao fotografar árvores, você pode se posicionar bem perto do tronco, angulando sua lente de baixo para cima. Esse truque, que também pode ser usado para flores, cria uma linha de perspectiva interessante para a composição, que ainda é complementada pelo céu.

Árvore flores rosas

O ideal é que você use uma lente aberta para captar a amplitude do cenário e acentuar as linhas de perspectiva. Grande-angulares da Canon, como a 10-18mm, e lentes zoom padrão, como a 18-55mm, são ótimas para essa função. 

Mas, ao apontar sua câmera para cima, tenha atenção com a exposição: a tendência nessas fotos é que o fotômetro faça a medição no céu e transforme tudo à sua frente em silhuetas. O recurso que fará com que a árvore seja exposta corretamente é a compensação de exposição.


Fotometro

Para isso, clique no botão de controles rápidos LetraQ_, selecione o fotômetro e configure para um stop à direita do centro. Assim você interfere no raciocínio da câmera, programando para que a imagem fique mais clara.

Flores Rosas

 

 
jd7ZN238P7hfg7EFP57mXjZx https://dashboard.nama.ai false CanonBot Olá, eu sou Canonbot, o assistente virtual da Canon do Brasil. Aqui você poderá solicitar serviço de assistência técnica, consultar sobre produtos e tirar algumas dúvidas sobre a nossa loja virtual oficial! Como posso ajudar? Rastrear Pedido Assistência Técnica CPS Canon College Filmadoras Lentes Câmeras Flash Loja Virtual Impressora https://www.canon.com.br/img/layout/logo-chat.png 30