Conheça algumas práticas essenciais para fazer boas fotos de fogos de artifício.

Seja no Ano Novo ou em grandes festas, quem não gosta de ver o céu multicolorido com fogos de artifício? O desejo imediato é de registrar o espetáculo que estamos presenciando com nossas câmeras, porém o resultado pode não ser tão bom quanto esperamos.

Quer fazer belas fotos dos fogos no fim de ano? As dicas a seguir podem fazer toda a diferença. Vamos lá? 1. SAIA DO MODO AUTOMÁTICO!

Esta é uma das poucas situações em que o ambiente pode confundir o modo automático de sua câmera e o mais recomendado é configurar de forma manual variáveis como abertura, velocidade do obturador e ISO - o trio mais importante da fotografia! Ao controlar as configurações de seu cliques os resultados serão infinitos e a diversão está em experimentá-los!

Quer um ponto de partida? Inicie com ISO 200, abertura ƒ/11.0 e velocidade de 4 segundos. Veja o que acontece e vá ajustando, será um ótimo treino! 2. ENTENDA O QUE É LONGA EXPOSIÇÃO

A maioria das fotos que vemos de fogos de artifício são feitas com tempos de exposição mais longos, que podem variar de 1 a até 15 segundos, em condições específicas. Este tempo nada mais é do que o intervalo em que o obturador de sua câmera abre e fecha, permitindo a entrada de luz. O que isso afeta no resultado de sua foto? Quanto mais longa a exposição, mais informações são "gravadas". Podemos esperar rastros de luz mais longos e mais explosões na mesma imagem.

3. TRIPÉ: SEU MELHOR COMPANHEIRO

É importante saber que sua câmera não pode se mexer ao fotografar os fogos, caso contrário eles aparecerão "tremidos" nas imagens. Esta regra vale para qualquer situação de longa exposição. Você pode usar um tripé simples ou alguma solução improvisada, como uma mesa ou um muro para deixar sua câmera imóvel durante seus cliques. Pressione o disparador com cuidado e aumente suas chances de fazer fotos incríveis. 4. USAR OU NÃO USAR O FLASH?

Lembre-se de desligar o flash automático de sua Canon para fotografar este tema a noite, pois sua luz poderá ressaltar a fumaça dos fogos e não as multicores espalhadas pelo céu. Tome sempre esse cuidado para não se frustrar! 6. ESCOLHA UM BOM LUGAR E CAPRICHE NA COMPOSIÇÃO

Não basta usar todas as regras acima se você ainda não pensou onde se posicionar para fazer suas imagens. Evite fotografar os fogos que estiverem bem acima da sua cabeça. Tente se posicionar de forma que veja as fotos bem a sua frente e, se possível, use as pessoas ou adornos da decoração da festa para contextualizar ainda mais a cena.

Boa festa e ótimos cliques!