Essa dica é para quem sabe a importância de seu equipamento.
Quem tem uma câmera geralmente dá muito valor ao seu equipamento – e deve mesmo.
É justamente para quem quer preservar muito bem seu equipamento que vão estas dicas de cuidados para mantê-lo sempre em ótimo estado.
Não guarde o equipamento em lugares úmidos e/ou muito empoeirados.
Umidade, mofo, poeira, sujeira, e etc. são verdadeiros inimigos de seu equipamento. Câmeras e lentes têm elementos em material sensível e pequenos componentes que são essenciais para sua alta performance e, justamente por isso, deixá-los próximos a lugares úmidos ou sujos é simplesmente um erro.
Por isso, procure sempre guardar seus equipamentos em locais bem arejados, longe das condições temporais (sol e chuva) e principalmente longe de umidade.
Existem até elementos que retiram a umidade de um local - pequenos sachês de Silica Gel, por exemplo – que ajudam muito a manter o local do equipamento sempre seco e protegido.
Se puder, tenha uma mochila ou um case totalmente dedicado ao seu equipamento.
Você sabia que existem mochilas e cases totalmente feitos para guardar, transportar e proteger equipamentos fotográficos e de vídeo?
São mochilas e cases que já vêm com divisões em que você pode encaixar seu material de forma mais precisa e justa. Essas divisões geralmente são feitas de velcro, então, é possível mover as posições para adequar a mochila à necessidade do fotógrafo ou videomaker.
Essas mochilas são bem eficientes, pois são pensadas justamente para não deixar o equipamento se movimentar durante a caminhada, por exemplo, e também deixam tudo muito bem organizado.
Sem contar que mochilas como essas sempre têm inúmeros compartimentos úteis em que você pode carregar acessórios das câmeras e lentes, cartões de memória, notebooks e até tripé em alguns casos.
Sempre ande com as tampas de lentes e de câmeras
Parece ser meio óbvio dizer, mas acredite que não é.
Estar com as tampas de lentes e câmeras por perto é essencial para manter seu equipamento protegido. Quando tampadas, as lentes ficam distantes de perigos como arranhões com objetos pontiagudos e a câmera tem o sensor protegido da poeira.
Claro que vale sempre lembrar: tenha cuidado ao trocar as lentes em ambientes externos. Procure proteger o sensor da câmera durante a troca e você pode diminuir muito o risco de problemas no sensor.
Faça limpezas preventivas, mas sempre com as ferramentas certas.
É sempre bom manter o equipamento limpo e essa é uma boa dica, mas é essencial que você faça isso com os materiais certos.
Caso não use os elementos corretos, em vez de limpar, você poderá prejudicar a performance do seu equipamento.
Por isso, tenha uma flanelinha (como as que são usadas para limpar óculos, por exemplo), ou uma caneta limpadora, um líquido não-corrosivo e uma bombinha para soprar ar e remover as impurezas que possam estar nas partes externas de sua câmera e lente.
Faça uma limpeza com um profissional de tempos em tempos.
Mesmo com todo o cuidado e atenção, nada como a manutenção e cuidado de um profissional com o equipamento. Ele possui ferramentas específicas que podem realizar uma limpeza e manutenção mais completa em câmeras e lentes.
A Canon, por exemplo, conta com uma assistência técnica própria, além de duas autorizadas, que realizam esse trabalho. Para conferir as informações, é só clicar aqui.
Além disso, ainda conta com o CPS, Canon Professional Services, que tem diferentes planos de serviço para fotógrafos e que contemplam limpeza e verificação de equipamento. Para saber mais sobre o CPS, basta clicar aqui.
--------
Essas foram somente algumas dicas para ajudar a manter seus equipamentos em bom estado. Mas a principal é sempre ter cuidado e atenção antes, durante e depois de fotografar ou gravar.