Diferentes maneiras de se fazer fotos sem o apoio de um tripé

Seria ele o melhor amigo do fotógrafo? Muito mais do que um equipamento essencial para profissionais, o tripé para câmera tem o poder de transformar fotos cotidianas em registros impressionantes! Uma de suas principais funções é manter a câmera imóvel durante o clique, para que a captação de luz aconteça sem o menor tremor. O resultado? Imagens muito mais nítidas e uma infinidade de efeitos para explorar.

Quer se incluir na foto? Seja para fazer fotos de família, grupos de amigos ou auto-retratos em belos cenários, ele torna tudo mais fácil.

Porém nem sempre é possível carregar um tripé. Seja pelo tamanho ou excesso de peso, este item provavelmente fica fora do checklist de viagem de muita gente.

A seguir, algumas dicas para improvisar um tripé para câmera e aumentar as chances do seu clique ficar incrível:

 Busque superfícies lisas - e seguras - para apoiar sua câmera, garantindo que ela não se mova.

 Ao fotografar dentro de casa, móveis de diferentes alturas podem ajudar nesta tarefa. Procure bancos, cadeiras ou mesas que possam assentar sua câmera com segurança.  Para acertar o enquadramento, uma tela com ângulos variados como a da Canon EOS Rebel T5i faz toda a diferença. Com ela é possível ver o que o está sendo enquadrado sem a necessidade de posicionar-se atrás da câmera.  Muros, muretas, carros parados, bancos públicos e até a calçada são possíveis subtitutos de um tripé para câmera ao improvisar fotos em cenas urbanas. Na natureza, rochas, árvores e sua própria mochila são algumas alternativas.  Use e abuse do self-timer de sua Canon. O movimento de seu dedo para apertar o disparador pode causar tremores indesejados, mesmo com a câmera bem apoiada. Com 2 segundos de intervalo entre o disparo e o clique, isso pode ser resolvido.

 Ao fazer fotos noturnas ou em condições de pouca luz você verá que mesmo no improviso, um apoio para a câmera faz toda a diferença. Coloque-a no modo Tv, desligue o flash e teste diferentes tempos de exposição. Há muitos outros truques a serem testados. A oferta de mini-tripés, tripés de bolso e diferentes tipos de suportes também é grande; com alguma prática estes acessórios portáteis podem ser extremamente úteis e será fácil carregá-los. Seja qual for o cenário, com ou sem tripé, temos certeza de que sua Canon garantirá o melhor resultado.

Bons cliques!