Que tal conhecer 10 fotógrafas incríveis?
No mês de março celebramos o Dia Internacional da Mulher (08) e o Canon College não deixaria passar em branco a importância delas no mundo fotográfico. Cada uma com o seu estilo, perfil e inspirações. Nada passa despercebido pelos olhares femininos!
Separamos o trabalho de 10 fotógrafas que todo mundo precisa conhecer. Venha saber mais desse universo. Conheça, pesquise e inspire-se. Você vai se encantar com tanta fotografia de tirar o folêgo!
1 - Luísa Dalé
A fotógrafa tem 28 anos, apesar da pouca idade já percorreu diversos caminhos na área da fotografia, cinema e história da arte. Caminhos que ajudam a compor e mostram bem seu estilo em seus trabalhos.
Instagram: @luisadale
Apenas recentemente escolheu o rumo que pretende seguir com suas fotos. Uma fotografia mais ousada, profunda, que realmente se comunica com o público. Sua principal ideia é retratar pessoas em movimento, com uma ideia de ação. Assim, sua inspiração cinematográfica pode ser vista quando compõe uma cena em apenas um frame.
Instagram: @luisadale
Os principais equipamentos do seu trabalho são: uma câmera EOS 5D Mark III e suas inseparáveis lentes EF 35mm f/1.4L II USM e EF 50mm f/1.2L USM.
2 - Erika de Faria
Formada em Letras por amar literatura, foi em uma temporada na Espanha buscando autoconhecimento que descobriu a fotografia. Logo se apaixonou pela ideia de poder contar histórias através de fotos.
Instagram: @erikadefariaa
Suas principais áreas de atuação são: moda, lifestyle e publicidade. Gosta de capturar momentos íntimos do dia a dia, o universo feminino, viagens, natureza e também autorretrato. Ao retratar mulheres de forma forte e cheias de personalidade, acredita que elas devem ser retratadas por outras mulheres, já que em toda a história da arte sempre foram retratadas pelos olhares masculinos.
Instagram: @erikadefariaa
As principais inspirações de seu trabalho são pinturas, literatura, cinema brasileiro e também a MPB.
Seu trabalho conta com uma Canon EOS 6D e as lentes EF 50mm f/1.4 USM, EF 85mm f/1.8 USM e EF 24-105mm f/4L IS USM.
3 - Thays Bittar
Filha do fotógrafo João Bittar, logo se inspirou no trabalho do pai e optou por seguir a fotografia. Seu trabalho autoral traz espontaneidade e busca captar a essência de cada pessoa. Ela gosta que seus trabalhos tenham impacto na vida das pessoas e acredita que pode usar a fotografia como ferramenta de transformação pessoal e social.
Instagram: @thaysbittar
Seu maior interesse é fotografar mulheres, pois assim pode mostrar a valorização de cada uma através de uma fotografia. O estilo de suas fotos busca valorizar a luz natural, principalmente durante o outono.
No seu trabalho a fotógrafa usa uma Câmera Canon EOS 6D e o seu kit de lentes é composto por EF 50mm f/1.4 USM, EF 28mm f/1.8 USM, EF 85mm f/1.8 USM e EF 16-35mm f/4L Is USM.
4 - Muriel Xavier
É uma fotógrafa sul-mato-grossense, 24 anos. Se apaixonou pela fotografia por causa dos tios que são fotógrafos e sempre registravam os encontros da família. Com 16 anos, começou a trabalhar com um deles e depois disso nunca mais parou.
Instagram: @murielxavierr
Seu trabalho busca mostrar leveza e simplicidade. Sempre tenta se inspirar na pessoa que está fotografando. Assim não mostra apenas como a pessoa é, mas também como ela enxerga o personagem retratado.
Instagram: @murielxavierr
Seu trabalho conta com uma Canon EOS 6D e sua principal lente é uma EF 50mm f/1.8 STM.
5 - Nani Rodrigues
Curiosa desde nascença e apaixonada por pessoas, comida e viagens. Não demorou para a descobrir o seu amor pela fotografia. Em seu trabalho pode-se notar as marcas autorais como sombras fortes, texturas e cores marcantes. Além de compromisso com a naturalidade e beleza real das coisas e pessoas.
Instagram: @nanirodrigues
A fotógrafa busca inspiração nas pinturas barrocas e de natureza-morta. Isso ajuda na hora de compor a sombra para o seu trabalho. Por isso cenas que tenham alto contraste entre luz e sombra costumam encantá-la e inspirar suas fotografias.
Instagram: @nanirodrigues
Seu kit ideal na hora de fotografar são uma câmera Canon EOS 5D Mark III e suas lentes prediletas são EF 50mm f/1.2L USM, EF 50mm f/1.4 USM, EF 50mm f/1.8 STM, EF 28mm f/1.8 USM e EF 70-200mm f/2.8L IS USM.
6 - Carla Carniel
Descobriu a fotografia por acaso, quando procurava uma forma artística de expressão. Não tinha pretensões profissionais até o dia que durante uma aula teve a epifania de que era aquilo que buscava. Se apaixonou pelo Fotojornalismo, já que permite a ela não apenas estar em diferentes lugares como também ser espectadora da história.
Instagram: @carlacarniel
Para ela, o Fotojornalismo funciona como uma ferramenta de denúncia e mudança. Levar informação que muitas vezes não pode ser traduzida através de textos. Esse são os principais desafios da profissão que a motivam para que a próxima foto seja ainda melhor.
Instagram: @carlacarniel
Para suas pautas, usa uma câmera Canon EOS 5D Mark III e suas lentes preferidas são EF 50mm f/1.4 USM, EF 24-105mm f/4L Is USM e 70-200mm f/2.8L IS USM.
7 - Carmen Fernandes
A fotografia sempre foi uma relação de amor, um sonho para ela. Com tanto amor envolvido pela arte, um dia, decidiu arriscar, tomou coragem e foi viver exclusivamente como fotógrafa. A decisão mais inspiradora e acertada, como ela mesma gosta de contar.
Instagram: @carmenfernandesfotografia
Seu trabalho, busca mostrar a essência das relações, do afeto e da família. Valores que acredita que valem a pena ser eternizados através das fotografias.
Instagram: @carmenfernandesfotografia
Para registrar esses momentos, usa uma câmera Canon EOS 5D Mark III e suas lentes companheiras de trabalho são EF 35mm f/1.4L II USM, EF 24-70mm f/2.8L II USM e EF 85mm f/1.8 USM.
8 - Julia Seloti
Quando começou a fotografar, queria poder eternizar os dias que estava vivendo para poder contar sua história através de imagens, a ponto de quem via suas fotos pudesse se sentir parte delas só através do olhar.
Instagram: @duoborgatto / @juliaseloti
Hoje, referência em fotografar casamentos, decidiu seguir nesse estilo com base nos mesmos princípios pelo qual optou pela fotografia. Contar a história das pessoas, em suas épocas, com seus usos e costumes, seus valores e crenças, fazendo com que as imagens sejam eternizadas, o sentimento, a sensação e a emoção daquele dia.
Instagram: @duoborgatto / @juliaseloti
Para conseguir fazer essas lindas fotos, trabalha com uma câmera Canon EOS 6D e suas lentes mais usadas são EF 50mm f/1.4 USM, 70-200mm f/2.8L IS USM e EF 35mm f/1.4L II USM.
9 - Luciana Izuka
Começou a se interessar pela fotografia quando estava cursando a faculdade de publicidade. A partir daí foi procurando buscando estar no mercado de fotografia publicitária e de moda.
Instagram: @lucianaizuka
Sempre buscou referência junto aos profissionais com o qual trabalhou e assim aplicar os aprendizados no seu trabalho autoral.
Instagram: @lucianaizuka
Para conseguir os melhores resultados na sua área ela usa uma câmera Canon EOS 5Ds e a principal lente é a EF 24-70mm f/2.8L II USM.
10 - Julia Rodrigues
A retratista tem o trabalho baseado na simplicidade e elegância. O fato de gostar de trabalhar com equipes reduzidas, luzes trabalhadas e pouco equipamento, faz com que foque em dirigir a personagem e pensar numa melhor composição. Assim, consegue dar um toque de sofisticação que transforma o retrato.
Instagram: @juliarodr.gues
Uma característica bastante particular em seus trabalhos é tentar gerar um "desconforto" no espectador. Um olhar enviesado, um objeto fora do lugar, um botão abotoado na casa errada ou até mesmo algum gesto peculiar.
Instagram: @juliarodr.gues
Os equipamentos preferidos para fazer seus ensaios são uma EOS 5D Mark IV sempre com as lentes EF 50mm f/1.4 USM e EF 85mm f/1.8 USM.
------- Viu como tem muita fotógrafa pedindo passagem? Conheça o trabalho dessas incríveis profissionais e compartilhe com todo mundo. Elas merecem toda admiração.