Faça aquela foto de paisagem digna de um belo quadro. Sempre com sua Canon.
Começo Eu sempre andei de skate e numa determinada época, comecei a trabalhar em uma skateshop e, por isso, comecei a gostar de fazer fotos deste estilo. Minha primeira câmera foi uma Canon Rebel que comprei usada do dono desta loja. No começo era apenas uma maneira de retratar o dia a dia de skate e algumas viagens de surf, mas aos poucos o olhar foi mudando e percebi que a câmera começou a ser uma ferramenta de expressão pessoal.
Canon EOS 7D Mark II - EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM - 1/20 - ISO: 800
Fotografar paisagens foi uma consequência. Eu andava de skate, fotografava surf e as paisagens estavam ali, pedindo para serem fotografadas.
Referências Comecei a buscar referências de fotografia de surf e skate e percebi que as paisagens faziam parte importante do contexto.
Quando percebi que as paisagens também geravam fotos lindas, fui buscar referências e comecei a praticar a fotografia de paisagem.
Canon EOS 7D Mark II - EF-S 55-250mm f/3.5-5.6 IS STM - 1/10 - ISO: 800
Fred Pompermayer, Fábio Minduim, Pedro Tojal, Shin Shikuma, Flavio Samelo e outros foram grande fonte de inspiração.
Aos poucos fui aprendendo mais sobre enquadramento, técnicas e cores na fotografia. Foi neste momento que comecei a me dedicar mais as paisagens em si.
Eu queria retratar as viagens que fazia e os lugares que eu ia de uma maneira mais interessante, como se eu pudesse realmente contar o que vivi com as fotos.
Canon EOS 7D Mark II - EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM - 1/20 - ISO: 800
O processo da fotografia de paisagem
Com a fotografia de paisagem, procuro fazer uma breve pesquisa antes de sair pra fotografar. Olho o mapa, tento entender de onde vem a luz e pesquiso alguns elementos naturais e ambiente dos lugares.
Na hora de fotografar tento achar algo que caracterize a fotografia com a paisagem.
Árvores, ondas, pedras, reflexos, o sol. Algo que dê a dimensão real de como é o lugar, que faça quem olhe a foto se sentir ali presente.
Canon EOS 7D Mark II - EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM - 1/15 - ISO: 800
Adoro o nascer e o pôr do sol, mas gosto muito da hora dourada também. A Hora Dourada é aquela luz de começo e fim de dia que tem um tom mais amarelado, mais suave e um pouco mais difusa que a luz de sol à pino.
Prefiro as cores vibrantes, por isso procuro fotografar nessas horas para valorizar a beleza dos lugares. Na minha visão, a conexão com a paisagem é fundamental. Gosto de estar nos lugares por mais tempo, com calma, analisar bem o que estou vendo e a sensação que aquela paisagem me passa. Acredito que só assim é possível contar uma história com a fotografia.
Canon EOS 7D Mark II - EF 50mm f/1.8 STM - 1/10 - ISO: 800
Dicas
Prefiro fotografar com lentes grande-angulares, mas gosto de me desafiar usando lentes normais e até teleobjetivas.
Prefiro usar sempre o obturador mais fechado e o tempo de exposição mais longo. Uma dica que ao não realizar me custou muitas fotos tremidas, é trabalhar com um disparador remoto ou, se possível, apenas usar o timer da câmera, diminuindo assim o contato na hora do disparo e deixando as fotos mais nítidas.
Canon EOS 7D Mark II - EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM - 1/30 - ISO: 1600
Algumas câmeras Canon têm wi-fi e permitem controlar a câmera via celular. Isso ajuda muito!
A Canon EOS Rebel T6 e EOS Rebel T6i são duas dessas câmeras. Isso ajuda muito, porque você dispara a câmera a distância.
Outro ponto: tripés firmes são essenciais para as condições que às vezes encontramos na natureza: vento, barro, areia, pedras. É necessário ter certeza que a câmera está estável!
Equipamentos
Atualmente, uso uma EOS 7D Mark II porque ela é simplesmente demais. Esta câmera é rápida no processamento e no disparo contínuo, robusta e tem uma ótima qualidade de imagem.
Tenho também uma EOS 80D que é uma ótima câmera. Tem foco preciso no visor ótico e no LCD que é touch screen, bem prático.
Uma boa lente para começar com as paisagens em câmeras cropadas, como as EOS Rebel T6, EOS Rebel T6i, EOS 80D e a EOS 7D, é a EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM. Ela cobre uma área interessante e tem muito boa qualidade ótica, o que permite fazer imagens muito nítidas. --------------
Acredito que belas paisagens tem o poder de fazer com que as pessoas se imaginem em outro lugar por alguns instantes, eu adoro essa mágica!
Canon EOS 7D Mark II - EF-S 55-250mm f/3.5-5.6 IS STM - 1/200 - ISO: 1600