Você já ouviu aquela frase: "a melhor parte da viagem é o caminho"? Aqui vou contar um pouco sobre como fotografar o trajeto da sua viagem capturando boas fotos com segurança.

 

Ceu_Ribeirao
(Céu Ribeirão) 30seg em f2.8 ISO 800 Canon 6D / 16-35 f2.8L II

Você já ouviu aquela frase: “a melhor parte da viagem é o caminho”? Comigo sempre acontece de a viagem ser linda, cheia de belos cenários, e quando chego ao lugar já está escuro ou nublado. Aqui vou contar um pouco do que aprendi sobre como fotografar o trajeto da sua viagem capturando boas fotos com segurança.

Para fotografar o caminho existem basicamente dois jeitos: clicar pela janela do carro em movimento ou estacionar e fazer a foto com calma. De carona no carro, você vai precisar de uma forcinha da sorte, já que não escolherá ângulo nem terá tempo para pensar muito no enquadramento. Parando o carro, você terá a chance de fazer uma foto mais planejada, mas também vai precisar de um pouco de sorte para achar um local seguro para encostar na estrada sem correr riscos.

 

Nuvem_disco
(Nuvem disco) 1/800seg f/3.5 ISO 1000 Canon 6D / 50mm 1.8II

Se você não estiver dirigindo, o mais prático é fotografar através da janela com o carro em movimento. Além disso, o amanhecer e o entardecer têm as luzes mais bonitas e permitem que as fotos sejam feitas com alta velocidade. Recomendo fotografar com o obturador em 1/800 ou mais rápido se a foto for pela janela lateral, já que o carro passa muito rápido pela paisagem quando se está a 100 km/h. Pelo vidro da frente é possível usar velocidades mais lentas sem borrar.

 

Alpes
(Alpes) 1/40seg em f/5.6 ISO 160 Canon 6D / EF50mm f1.8II

Com a janela aberta, você obviamente terá imagens mais limpas, sem sujeiras nem reflexos. No caso de estar fechada, aproxime a lente do vidro o máximo possível e, se ainda houver reflexos, use uma blusa preta para vedar o vão entre a lente e o vidro. Isso ajudará a eliminar os fantasmas da sua imagem.

A tarefa não é tão simples. Carros ou fios podem atrapalhar, mas algo que pode ajudar é olhar antecipadamente o que está chegando à sua janela. Assim dá para prever o enquadramento e também o foco.

 

Posto
(Posto) 1/15seg em f2.8 ISO 1600 Canon 6D/ 16-35mm 2.8L II

Se a sua opção for descer do carro, é recomendado parar em postos ou áreas em que você possa sair da estrada. Parar o carro em locais desconhecidos pode trazer contratempos para a sua viagem. O acostamento, além de proporcionar o risco de um acidente, pode lhe render uma multa. Procure áreas de escape longe de curvas e onde seu carro possa ser visto de longe pelos motoristas que estão vindo. Postos de gasolina, retornos viários ou mesmo saídas para fazendas podem ser bons refúgios para uma pausa na viagem.

 Agora, com tempo para pensar no enquadramento, você pode pôr sua criatividade para funcionar.

 

Bueno
(Bueno) 1/640seg f/5 ISO100 Canon Rebel XT / 18-55mm f3.5-5.

Além da câmera, leve com você a atenção aos detalhes. Quando for escolher o que fotografar, procure olhar cada cenário como se não fosse a primeira vez. Evitando as fotos mais óbvias, que tendemos a fazer instintivamente, você avança no caminho de trazer imagens autênticas de volta para casa. Boa viagem!

 

 
jd7ZN238P7hfg7EFP57mXjZx https://dashboard.nama.ai false CanonBot Olá, eu sou Canonbot, o assistente virtual da Canon do Brasil. Aqui você poderá solicitar serviço de assistência técnica, consultar sobre produtos e tirar algumas dúvidas sobre a nossa loja virtual oficial! Como posso ajudar? Rastrear Pedido Assistência Técnica CPS Canon College Filmadoras Lentes Câmeras Flash Loja Virtual Impressora https://www.canon.com.br/img/layout/logo-chat.png 30