Shows e músicos rendem ótimas fotos e também bons momentos. Aprenda a fotografar músicos com o fotógrafo, Gabriel Quintão.

Minha grande companhia sempre foi a música. Nos momentos de diversão ou introspecção ela sempre estava lá me apresentando universos inteiros com seus timbres. A paixão pela fotografia, que veio mais tarde, me levou a perceber as formas que a música tem.

Uma boa foto de show tem que transportar a emoção daquele momento musical para uma imagem. Sem som, mas com luzes, sombras e cores. Eu acho esse desafio encantador.

 Hermeto Pascoal - Canon 6D - EF 70-200 f/2.8L  - 1/1250s - f/3.2 - ISO 200

Músicos sentindo a música

Pelas expressões e movimentos dos artistas é possível ver o som. A música passa pelos corpos, microfones, auto-falantes e chegam até os ouvidos e cérebro de cada pessoa na plateia. É a linguagem universal massageando as emoções de quem se abre para essa terapia.

Para captar essa sutileza na fotografia é preciso estar sempre atento ao que acontece no palco. Perceber o momento certo e uma ajudinha do modo de disparo contínuo da câmera podem trazer o inusitado para o registro.

 Maestro Letieres Leite - Canon 6D - EF 70-200 f/2.8L - 1/125s -  f/3.5 - ISO 800

Todo ângulo possível

Para sair do comum é importante ter mobilidade. Sempre busco ângulos diferentes que possam me trazer mais da experiência de estar no show para a composição. Em shows com muito movimento, uso velocidades de obturador mais rápidas e abuso do modo de sequência de disparos. O resultado às vezes surpreende.

 Korn - Canon 6D - EF 70-200 f/2.8L - 1/320s -  f/2.8 - ISO 1000

TELE

Para conseguir quadros mais fechados a lente mais usada é a EF 70-200mm f/2.8L IS II USM. Além de ter uma ótima variação de zoom, ainda tem uma nitidez incrível e é muito clara. Três fatores importantíssimos para quem quer fotografar shows.

 Alabama Shakes - Canon 6D - EF 70-200 f/2.8L - 1/200s - f/2.8 - ISO 1000

WIDE

Para fazer fotos mais abertas, que mostrem o contexto geral, é legal ter uma grande angular em mãos. Gosto muito da EF 16-35mm f/2.8L III USM. Essa lente tem uma ótima abertura com uma distorção bem aceitável. O que a torna uma bela ferramenta para essa finalidade.

 Alok - Canon 6D - EF 16-35 f/2.8L - 1/60s -  f/2.8 - ISO 640

Estabilização

Alguns shows têm um “canhão de luz”, que faz tudo ficar muito claro. Ótimo para nós! Mas alguns são iluminados com uma intensidade muito baixa. Principalmente o teatro. Nessas ocasiões temos que aumentar a sensibilidade do ISO e também regular o obturador pra ficar o maior tempo possível aberto. Isso, somado ao movimento natural que nosso corpo faz, pode borrar a foto.  Se estiver fotografando com uma tele é interessante ter um monopé para ter uma estabilidade maior.

 Die Antwood - Canon 6D - EF 70-200 f/2.8L - 1/250s - f/2.8 - ISO 100

Contra luz

Muitos artistas odeiam aquele canhão de luz apontando para os seus olhos e resolvem tocar no breu. Um momento ótimo pra pular de cabeça no do inesperado e capturar silhuetas.

 Korn - Canon 6D - EF 70-200 f/2.8L - 1/400s -  f/2.8 - ISO 125

Aproveite a iluminação do show

A regra número um da fotografia de shows é: nunca use flash. Primeiro porque um disparo de flash atrapalha o artista e público. E segundo porque em todo show existe um profissional chamado iluminador, que cuida de toda iluminação. Então, busque aproveitar essa luz ao máximo.

 O Rappa - Canon 6D - EF 70-200 f/2.8L - 1/1200s -  f/3.2 - ISO 800

Público

Boa parte do show acontece na plateia. A vibração das pessoas assistindo o show geralmente rende ótimas fotos, principalmente em shows mais animados. Vale a pena olhar pra trás e capturar essas cenas tão viscerais.

Canon 6D - EF 50mm f/1.4 - 1/80s - f/2.8 - ISO 2500

Aproveite as variedades que shows e artistas podem lhe oferecer. O importante é sempre experimentar novas técnicas e se divertir na hora de fotografar. Pegue sua Canon e aproveite!

______________________________________________