Você começa a fotografar, percebe que um determinado assunto é o seu preferido e resolve transformar esse gosto especial em série fotográfica. Mas será que é assim tão simples?

Você começa a fotografar, percebe que um determinado assunto é o seu preferido e resolve transformar esse gosto especial em série fotográfica. Mas será que é assim tão simples?

Foto_Luzes1
EOS Rebel T3i com EF 50mm f/1.8 II. 50mm, f/1.8, 1/60s, ISO 1600

Manter uma série fotográfica não é tão fácil quanto parece. Ter um gosto especial pelo assunto escolhido chega a ser uma dica óbvia, mas isso não quer dizer que você vai conseguir produzir sem parar e fazer coisas cada vez mais malucas e criativas o tempo todo. Quando comecei minha maior série, a 30 Days of Toys, as ideias surgiam facilmente e parecia que ia ser extremamente tranquilo manter, mas chega uma hora – acredite você ou não – que sua criatividade resolve dar uma voltinha e você fica a ver navios. O #desafioprimeira, que lancei no começo de 2014 e funciona até hoje também é nesse esquema: fazer uma foto por dia de um tema predeterminado exige uma criatividade sempre funcionando (ou quase sempre!) e disciplina! Uma foto por dia parece fácil, mas, se você não se organizar, acredite, não vai dar certo.

“Mas, e aí, o que eu faço?”

Foto_Luzes2
EOS Rebel T3i com EF 40mm f/2.8 STM. 40mm, f/2.8, 1/80s, ISO 1600

Nestes dois anos de séries, eis algumas coisas que eu aprendi:

-     Antes de resolver transformar o assunto numa série própria, avalie se você realmente se vê mantendo aquilo por mais tempo. Tirar três fotos de um determinado assunto e gostar é simples, mas você se vê mantendo esse tema por mais um mês? Um ano? Anos a fio? É muito melhor pensar nisso antes do que largar a série no meio e ficar se culpando.

-    Produza com antecedência: resolveu fazer uma série? Comece, faça quantas fotos forem possíveis antes de sair anunciando aos quatro ventos. Transformar isso numa coisa pública, mesmo que apenas seus amigos próximos se interessem no início, gera expectativa e até uma certa pressão. É sempre bom ter um lastro de imagens prontas com antecedência para poder se apoiar. Se você participa de desafios fotográficos, isso também funciona: assim que você descobre quais os temas para os próximos dias, produza tudo o que puder e fique tranquilo.

Foto_luzes3
EOS Rebel T3i com EF 50mm f/1.8 II. 50mm, f/1.8, 1/60s, ISO 320

Tenha um equipamento em que você possa confiar: se você tem um bom equipamento que serve como uma luva para essa série, o mantenha. Saber o que esperar do que você tem na mão dá tranquilidade para produzir. Eu uso sempre minha Canon EOS Rebel T3i  com as lentes EF 50 f/1.8 II e EF 40mm f/2.8 STM.  

Fotos_Luzes4
EOS Rebel T3i com EF 50mm f/1.8 II. 50mm, f/1.8, 1/60s, ISO 320

Abasteça sua criatividade de todas as formas possíveis: quanto mais referências você juntar na vida, melhor a qualidade do seu trabalho. Leia, veja filmes, observe as pessoas. Mais do que técnica, o que diferencia uma fotografia da outra é o olhar de quem a fez.

Se este texto animou você a começar uma série, bem-vindo ao clube! Não se esqueça de escolher um assunto que lhe interessa de verdade e divirta-se! 

Fotos_Luzes5
EOS Rebel T3i com EF 40mm f/2.8 STM. 40mm, f/2.8, 1/80s, ISO 1600

 

 
jd7ZN238P7hfg7EFP57mXjZx https://dashboard.nama.ai false CanonBot Olá, eu sou Canonbot, o assistente virtual da Canon do Brasil. Aqui você poderá solicitar serviço de assistência técnica, consultar sobre produtos e tirar algumas dúvidas sobre a nossa loja virtual oficial! Como posso ajudar? Rastrear Pedido Assistência Técnica CPS Canon College Filmadoras Lentes Câmeras Flash Loja Virtual Impressora https://www.canon.com.br/img/layout/logo-chat.png 30