Venha aprender a observar o mundo de uma forma diferente! Larissa Coutinho, do blog Lomogracinha, ensina como transformar cenas simples em fotos lindas. Leia e inspire-se!

Meu nome é Larissa Coutinho. Minha formação é como designer gráfica e fotógrafa, o que não quer dizer que fotografia é somente meu trabalho, é também meu hobby favorito. Fotografo com celular e com câmera digital e analógica e sou uma grande entusiasta da fotografia autoral.

O pequeno parágrafo acima é para introduzir estas pequenas dicas que podem ajudar você a fazer fotos mais criativas do seu cotidiano.

1 - Seja natural

Tente capturar momentos naturais das pessoas ao seu redor. Fuja um pouco das poses forçadas, do olhar direto para a câmera, dos sorrisos “diga xis!”. Pense em pequenas cenas do seu dia a dia que contariam um pouco da sua rotina, um pouco da sua história... O que você fez hoje? Anotou algo em um pedaço de papel? Isso já daria uma foto, não?

Crachá
Canon EOS Rebel XS com EF50mm f/1.8 II – f/1.8, 1/250s – ISO100

 2 - Seja detalhista

Os detalhes fazem toda a diferença. Cenas do cotidiano passam despercebidas por nossos olhos, e muitas vezes elas dizem tanto sobre nós! Uma comida que você gosta, uma peça de roupa... Tente enxergar detalhes especiais nas coisas comuns do dia a dia. Ao mesmo tempo, tome cuidado com sua composição. Verifique se o fundo da foto não está poluído, se tem alguma sujeirinha que pode atrapalhar o resultado final, etc.

Meias coloridas
Canon EOS Rebel XS com EF50mm f/1.8 II – f/1.8, 1/50s – ISO100

 3 - Arrisque!

Já perdi as contas de quantas vezes estava fotografando coisas ao meu redor que não são notadas pela maioria das pessoas e, no final das contas, obtive um resultado superbacana! Mas só soube disso porque decidi arriscar o clique. Você vai se surpreender com os resultados.

Canon EOS Rebel XS com EF50mm f/1.8 II – f/1.8, 1/160s – ISO400

 4 - Se mexa!

Muitas vezes, quando estamos fotografando, por uma questão de naturalidade apontamos a câmera para a mesma altura que nos encontramos (dos nossos olhos). Tente abaixar, ou até mesmo subir em um banquinho ou escada e ver o mundo de outro ângulo!

Canon EOS 60D com EF-S18-135mm f/3.5-5.6 IS – f/3.5 a 19mm, 1/60s – ISO100

 5 - Não siga regras

Pode parecer engraçado, depois de quatro “regrinhas”, eu digo para não seguir regras. Mas o ponto é: em todo e qualquer curso de fotografia, você irá aprender sobre diferentes tipos de enquadramentos, a regra dos terços, o ponto de ouro... É claro que eles são importantes e nos ajudam muito, mas que tal não seguir sempre essas regras e testar coisas novas? Eu mesma gosto muito de fotos minimalistas, retratos em que nem sempre o rosto da pessoa é o foco principal da foto. O mais legal disso é que, além de treinar mais ainda sua criatividade, ajuda você a encontrar seu próprio estilo.

Canon EOS 60D com EF-S18-135mm f/3.5-5.6 IS –f/3.5 a 19mm, 1/60s – ISO100

 

Canon EOS 60D com lente EF 50mm f/1.8 II - f/2.2 1/60s - ISO100

 
jd7ZN238P7hfg7EFP57mXjZx https://dashboard.nama.ai false CanonBot Olá, eu sou Canonbot, o assistente virtual da Canon do Brasil. Aqui você poderá solicitar serviço de assistência técnica, consultar sobre produtos e tirar algumas dúvidas sobre a nossa loja virtual oficial! Como posso ajudar? Rastrear Pedido Assistência Técnica CPS Canon College Filmadoras Lentes Câmeras Flash Loja Virtual Impressora https://www.canon.com.br/img/layout/logo-chat.png 30